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sábado, junho 19, 2021
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Smiles ataca de novo: duas (péssimas) notícias para os clientes

Prezados, trago duas péssimas notícias para vocês envolvendo a Smiles.

Péssima Notícia Número 1

Dando minha olhada matinal no site da empresa, percebi que a Alitalia, a Air France, a KLM e a Etihad foram incluídas naquele rol de companhias aéreas em que há emissão de passagens comerciais. Ou seja, a Smiles está avançando a passos largos para diminuir drasticamente a disponibilidade de passagens reward.

Vejam que não há o selo do Viaje Fácil abaixo do logo.

Essas passagens, como expliquei em um outro post (clique aqui para ler), são diferenciadas das passagens rewards. A primeira distinção é que há cobrança de taxa de combustível – nesse caso, a bagatela de R$ 454,53.

Além disso, elas não permitem cancelamento ou alteração (o passageiro simplesmente perde todas as milhas que investiu na aquisição do bilhete caso haja algum imprevisto).

Péssima Notícia Número 2

Um dos grandes debates no post anterior sobre esse assunto era se o passageiro acumularia ou não milhas nesse tipo de bilhete. Alguns leitores comentaram que o sistema pudesse ser semelhante ou igual à parceria Azul / Viajanet.

Sinto informar aos otimistas que eu (infelizmente) estava certa na minha intuição. Ao ler as regras tarifárias completas, está lá bem claro que não há acúmulo de milhas Smiles no Programa Smiles. Não sei se há acúmulo no programa da companhia que realiza o voo e não há qualquer informação sobre isso.

Por fim, na aba de Contrato de resgate de bilhetes aéreos finalmente a Smiles admite que está oferecendo tarifa Comercial ou Award.

 

Um fator que me chamou muito a atenção nesse episódio é que a Smiles monitora esse blog – já entrou em contato comigo algumas vezes em virtude de posts. Mas, nesse caso aqui, nem uma palavra, uma explicação, uma informação, um posicionamento que eu pudesse divulgar para vocês.

Aliás, só a introdução dessas tarifas sem qualquer aviso a nós, clientes, no site demonstra o quanto nós somos importantes para a empresa, não é mesmo?

Mas é fácil entender o porquê do silêncio: esse novo sistema diminuiu drasticamente a disponibilidade das passagens reward o que acarreta em uma mega desvalorização das milhas que estão acumuladas nas contas dos seus clientes.

A Smiles está decidida a se tornar um programa inviável para quem deseja resgatar passagens com milhas em trechos internacionais. Aliás, a Smiles está deixando de ser um programa de milhas para se tornar uma mera agência de viagens.

Qual é o incentivo para a Smiles em oferecer bilhetes reward agora? Se ela está atuando como intermediária, ela ganha dinheiro quando alguém emite uma passagem comercial. Agora, com uma tarifa reward, ela não ganha absolutamente nada.

Se é para comprar passagem aérea, eu compro diretamente na companhia de minha escolha e pontuo no programa que desejo.

OBS: Procurei diversas em diversas rotas e a disponibilidade com a Qatar simplesmente desapareceu. Não sei bem o que pode ser, pois de vez em isso acontece em outros programas da Oneworld e parece que é a própria Qatar que zera a disponibilidade.

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182 COMENTÁRIOS

  1. Beatriz,
    Que notícia horrorosa! Vou cancelar meu clube Smiles, com certeza absoluta!
    Preciso de um conselho seu. Fiz um voo pela Delta agora recentemente GIG-GRU-ATL-PHL-JFK-GRU-GIG em Business, e por um descuido do atendente da Delta na emissão meu nome ficou um pouco diferente do nome na minha conta Smiles e, por conta disso, na hora, do check-in, não pontuei (era minha primeira opção de pontuação) e teria de fazer a solicitação manualmente. Esse bilhete, em teoria, acumularia quase 30000 milhas (sou Ouro no Smiles atualmente) e me daria uma quantidade razoável de milhas qualificáveis para tentar virar Diamante. Agora, com essa notícia e essa atitude ridícula do Smiles, estou considerando enviar as milhas para outro lugar e eventualmente tentar voar trechos domésticos para tentar me tornar Diamante. Você aconselharia algo? Atualmente, na Skyteam, tenho somente o Flying Blue da AF, mas com saldo zero. Socorrooooo!!!!

    • Magnus, eu pouco entendo de Skyteam, pra te dizer a verdade. O programa da Delta é outro que desvaloriza as milhas de uma hora pra outra e nem tabela de resgates tem. O Flying Blue vai mudar no meio do ano (pesquise Flying Blue aqui dentro do blog que tem um post falando sobre isso).

      • Ou seja, fiquei meio refém né?
        Acho que vou mandar para o Smiles mesmo e tentar uma emissão milagrosa antes que o barco afunde… mas obrigado de qualquer forma e parabéns pelo blog. Uma das coisas que mais tenho gostado é que você voa em todas as cabines, sem qualquer problema, e isso é bacana pois nem sempre é possível viajarmos só de Executiva/Primeira Classe.

          • Magnus,

            Apenas uma opinião a mais: se você viaja bastante doméstico, ser Diamante em voos operados pela Gol tem lá suas vantagens. Mesmo no Smiles, até aqui, ser Diamante ajuda uma hora ou outra.

            Então, já que a maioria das opções da ST são ruins (assim como a Beatriz, eu não entendo quase nada de nada deles), talvez seja melhor aproveitar a chance e tentar chegar ao Diamante no Smiles para poder aproveitar ainda as poucas vantagens que restam? Abs!

  2. Beatriz,
    Eu acompanho diversos outros blogs além do seu e ninguém tocou nesse assunto até agora… Sinceramente começo a desconfiar que estão ganhando alguma coisa com isso.
    Olha, eu acho que essa é a notícia mais grave que já li nos últimos anos no mundo das milhas e ninguém tá dando a devida importância. Parabéns pelo post.
    Ainda devem existir alguns trechos rewards por aí, vou me esforçar pra torrar todas as minhas milhas smiles ainda esse ano pq com certeza isso ainda pode ficar pior…

  3. Emiti uma passagem Tap Roma-Brasília por 1044 reais, com direito a stopover em Lisboa por até 5 dias. Pra 1º de setembro.
    A Smiles está pedindo absurdos R$ 960,28 e MAIS 35 mil milhas. Tenho print da tela pra provar.
    É inacreditável!

  4. Beatriz.
    Te enviei um e-mail com mais uma bomba do Smiles… agora são 2 e-mails e tem relação com a disponibilidade pela Delta…
    Vc recebeu estes e-mails ???

  5. Beatriz, olha que situação. Estou com Clube Smiles ativo em 2 contas no plano 10000, o mais caro. Entrei na promoção que ganhava dobro de bônus nos primeiros meses.Antigamente, somente o plano 1000 tinha fidelização de fidelidade, mas agora todos tem. Tentei cancelar e descobri que se eu cancelasse, todas as minhas milhas bônus seriam canceladas. Tenho que permanecer no mínimo 6 meses! Fica o alerta! TODOS os planos tem fidelização mínima de 6 meses.

    2. O Participante deverá permanecer no Clube durante, no mínimo, 06 (seis) meses. Caso o Participante saia do Clube ou deixe de pagar a mensalidade antes do prazo de 06 (seis) meses, as Milhas Bônus serão estornadas, e caso o Participante tenha a utilizado, a operação realizada será cancelada.

  6. Acabei com meu Saldo Smiles pagando uma emissão que tinha feito (GIG-JFK-GIG em Business) pelo Viaje Fácil por 120.000 milhas (Consegui 3 assentos para a família).

    Apesar de muitos criticarem, acho que a melhor estratégia no Smiles é emitir usando essa ferramenta (e pagando a taxa de reserva) para depois gerar as milhas e pagá-la.

    Agora acabando com o “viaje fácil” não vejo sentido em acumular milhas no Smiles (somente se for para utilizar em voos Gol e olhe lá).

    Parabens pelo blog.

  7. Uma dúvida. Se o Smiles implantou os bilhetes comerciais – e com isso alterou a política de cancelamento entre outras desvantagens – tem ao menos disponibilidade de emissão em todos os dias e voos? Eu fiz uma pesquisa bem rápida e não encontrei voo em classe executiva nas datas que gostaria com a AF.

    Se for para continuar sem disponibilidade de voo eles deveriam TOMAR UMA SURRA por mentir e fazer o cliente de trouxa desse jeito – não foi nada disso que o Smiles noticiou ano passado.

    • Guilherme, acho que é uma estratégia inicial. Imagina o quanto não vai sair uma ida e volta na business da Air France em uma tarifa comercial? Na casa dos 1 milhão de pontos … No dia que isso aparecer nas buscas e algum blog divulgar, vai ser um escândalo.

      • Uma hipótese. Repare que apesar da Smiles fazer a distinção entre “tarifa rewards” e “tarifa comercial” o conceito passado é exatamente o mesmo, a intermediação entre as partes contratantes. Será que “tarifa comercial” não seria apenas um rewards disfarçado e com impossibilidade de devolução das milhas?
        No cálculo eles devem ter levado em conta quantas pessoas cancelam o bilhete R$ 250,00 e quantas milhas são devolvidas… 160.000, por exemplo? Para o Smiles é melhor deixar de receber os R$250 e fazer o cliente morrer com as 160.000 milhas.

  8. OFF-TOPIC:

    Beatriz e demais comentaristas, estou com um problema no acúmulo de milhas voadas pela Azul no Tap Victoria, gostaria da opinião de vocês:

    O regulamento do programa Tap Victoria prevê crédito de milhas de acordo com a classe tarifária dos voos da Azul. Comprei JJD-REC-GRU-POA (voos 5351, 5333 e 4377), mas o voo REC-GRU atrasou e fui reacomodado em um voo da Latam de GRU para POA. Posteriormente, pedi o crédito dos voos nO TAP Victoria e, surpreendentemente, só creditaram o voo GRU-POR. A alegação da TAP foi de que “segundo a Azul, os voos com numeração entre 5300 e 5699 não são elegíveis para acúmulo de pontos”. Entrei em contato com a Azul e disseram que, no Tudo Azul, tais voos acumulariam de acordo com o valor em R$ e que, na empresa parceira, seria de acordo com a classe tarifária. De posse dessa informação, questionei a TAP mais uma vez, e eles continuam sustentando a mesma coisa, dizendo que “as condições aplicáveis para acumulação de milhas são definidas em protocolos estabelecidos entre os programas de passageiro frequente e os respectivos parceiros. Informamos que a própria numeração dos voos restringe a acumulação de milhas. Segundo as regras estabelecidas pela parceira AD, os voos com numeração entre 5300 e 5699 não são elegíveis para acumulação.”

    Segundo a Azul, os voos são classe S (o que, pela tabela do TAP Victoria, geraria 100% das milhas ), mas o trecho que foi creditado (GRU-POA) entrou como Y, 125% das milhas voadas.

    Não é estranho que a Azul diga que as milhas são elegíveis e a TAP sustente que a própria Azul diz que as milhas não são elegíveis? Há algo que eu não esteja captando?

    • Se você quer pontuar no Victoria, são as regras do Victoria é que são aplicadas.
      Não tem como eu, por exemplo, voando LATAM e creditando no AAdvantage, querer aplicar as regras do LATAM Fidelidade ao AAdvantage.

      • Beatriz, no site da Tap, fala que os voos da Azul da classe S (que é o caso dos voos em questão) pontuam 100% das milhas. Há a seguinte observação: “certifique-se que seu nome de viagem corresponde ao registrado em sua Conta Victoria e que o voo e a tarifa são elegíveis para acumular milhas”. A questão é a Tap alega que que a Azul estipulou que os voos com numeração entre 5300 e 5699 não são elegíveis.

        O que me parece estranho, se as alegações da Tap forem verdadeiras, é a Azul estipular que determinados voos sejam qualificáveis para seu próprio programa mas não qualificáveis para outros programas.

          • Tb achei. Vou pedir maiores esclarecimentos, mas estou cada vez mais decepcionado com a TAP. Estou quase desistindo de concentrar pontos na companhia. O problema é a falta de opções, pois os programas de fidelidade estão indo de mal a pior.

  9. Tenho percebido o mesmo desleixo de outros sites em comentar sobre esse assunto.
    Parabéns por se posicionar e nos representar neste assunto.
    Infelizmente, tem sido dificil encontrar vantagens para ficar com o Smiles.

    • Eu não devo nada a nenhuma companhia aérea ou programa de milhas, Diego. Meu sustento vem do meu trabalho como professora e advogada. Sou independente para divulgar o que eu quiser e dar minha opinião sincera.

  10. E as coisas só parecem piorar…
    Ontem emiti RAK/LIS/GRU bilhete pago na TAP, que agora resolveu cobrar uma “taxa de cartão de crédito “! Vcs já tinham visto isso? Salvo engano 1,9% do valor do bilhete…

  11. Este blog, o MMdM e o passagens Top são os únicos que eu confio no sentido de não serem comprados e postarem tópicos extremamente úteis aos que desejam se informar melhor sobre temas afetos à aviação.

    Todos os demais, na minha humilde opinião, postam matérias tendenciosas, uns com mais regularidade, outros esporadicamente.

    Parabéns pela imparcialidade!

  12. Beatriz, eu não sei se necessariamente eles estão reduzindo propositadamente as rewards para disponibilizarem somente as comerciais. Uma coisa que tem dificultado muito a disponibilidade das rewards é o Viaje Fácil. Esse sim é um exterminador de rewards e, na minha opinião, a pior coisa que o Smiles já inventou nos últimos tempos. Mas, de qualquer forma, realmente as notícias do Smiles têm sido péssimas ultimamente.

  13. Temos que ser mais inteligentes e realistas . É só a gente deixar o Smiles . Já fiz isso , vendi todas minhas milhas e cancelei meus clubes . Não temos que reclamar não , é só agir .

  14. Olá a todos. Realmente esse foi o primeiro blog a discutir o assunto. Procurando os vôos com viaje fácil para detonar o restante de milhas smiles resultante das promoções de 2017. Por sorte espalhei por outras cias como British e TAP. Todas com bônus livelo ou amex.

  15. Boa tarde a todos . A algum tempo venho vendo a revolta de todos com a Smiles e aparentemente eles não estão nem aí com nossa revolta . Mas ……. eu troquei meu modo de pensar e hoje prefiro Multiplus a 0,033 à Smiles a 0,02 . Basta ver que no Smiles e money eles estaõ usando 0,022 . Eles mesmo desvalorizaram suas milhas . Gastei tudo , tinha 4 planos de clubes e hoje nenhum smiles . Foi bom enquanto durou . Parabéns Beatriz !!!! Só vc teve coragem de colocar essa bucha no ar !!!!!

  16. Beatriz,
    Que notícia horrorosa! Vou cancelar meu clube Smiles, com certeza absoluta!
    Preciso de um conselho seu. Fiz um voo pela Delta agora recentemente GIG-GRU-ATL-PHL-JFK-GRU-GIG em Business, e por um descuido do atendente da Delta na emissão meu nome ficou um pouco diferente do nome na minha conta Smiles e, por conta disso, na hora, do check-in, não pontuei (era minha primeira opção de pontuação) e teria de fazer a solicitação manualmente. Esse bilhete, em teoria, acumularia quase 30000 milhas (sou Ouro no Smiles atualmente) e me daria uma quantidade razoável de milhas qualificáveis para tentar virar Diamante. Agora, com essa notícia e essa atitude ridícula do Smiles, estou considerando enviar as milhas para outro lugar e eventualmente tentar voar trechos domésticos para tentar me tornar Diamante. Você aconselharia algo? Atualmente, na Skyteam, tenho somente o Flying Blue da AF, mas com saldo zero. Socorrooooo!!!!

    • Magnus, eu pouco entendo de Skyteam, pra te dizer a verdade. O programa da Delta é outro que desvaloriza as milhas de uma hora pra outra e nem tabela de resgates tem. O Flying Blue vai mudar no meio do ano (pesquise Flying Blue aqui dentro do blog que tem um post falando sobre isso).

      • Ou seja, fiquei meio refém né?
        Acho que vou mandar para o Smiles mesmo e tentar uma emissão milagrosa antes que o barco afunde… mas obrigado de qualquer forma e parabéns pelo blog. Uma das coisas que mais tenho gostado é que você voa em todas as cabines, sem qualquer problema, e isso é bacana pois nem sempre é possível viajarmos só de Executiva/Primeira Classe.

          • Magnus,

            Apenas uma opinião a mais: se você viaja bastante doméstico, ser Diamante em voos operados pela Gol tem lá suas vantagens. Mesmo no Smiles, até aqui, ser Diamante ajuda uma hora ou outra.

            Então, já que a maioria das opções da ST são ruins (assim como a Beatriz, eu não entendo quase nada de nada deles), talvez seja melhor aproveitar a chance e tentar chegar ao Diamante no Smiles para poder aproveitar ainda as poucas vantagens que restam? Abs!

  17. Beatriz,
    Eu acompanho diversos outros blogs além do seu e ninguém tocou nesse assunto até agora… Sinceramente começo a desconfiar que estão ganhando alguma coisa com isso.
    Olha, eu acho que essa é a notícia mais grave que já li nos últimos anos no mundo das milhas e ninguém tá dando a devida importância. Parabéns pelo post.
    Ainda devem existir alguns trechos rewards por aí, vou me esforçar pra torrar todas as minhas milhas smiles ainda esse ano pq com certeza isso ainda pode ficar pior…

  18. Emiti uma passagem Tap Roma-Brasília por 1044 reais, com direito a stopover em Lisboa por até 5 dias. Pra 1º de setembro.
    A Smiles está pedindo absurdos R$ 960,28 e MAIS 35 mil milhas. Tenho print da tela pra provar.
    É inacreditável!

  19. Realmente é de ficar indignado, não defendendo o Smiles (que também acho péssimo), mas se for olhar todos os programas de milhas brasileiros deixam a desejar.
    Mas infelizmente temos que fazer uma mescla de todos, e aproveitar as oportunidades que eles oferecem.
    Vou citar que nacional, já emiti Porto Seguro x Natal a 5k milhas azul o trecho. Semana passada emiti Porto Seguro x SDU a 8k o trecho via smiles, e direto encontro Porto Seguro x GRU ou CGH 8k smiles ou 5k multiplus.
    Então cada um tem suas qualidade e seus defeitos, para passagens internacionais eu so consegui emitir Porto Seguro x Bog por 12k o trecho.
    Não sou tão viajado como muitos aqui, mas cada programa temos que buscar as oportunidades, pois todos tem muitos defeitos e poucas vantagens.

  20. Beatriz.
    Te enviei um e-mail com mais uma bomba do Smiles… agora são 2 e-mails e tem relação com a disponibilidade pela Delta…
    Vc recebeu estes e-mails ???

  21. Beatriz, olha que situação. Estou com Clube Smiles ativo em 2 contas no plano 10000, o mais caro. Entrei na promoção que ganhava dobro de bônus nos primeiros meses.Antigamente, somente o plano 1000 tinha fidelização de fidelidade, mas agora todos tem. Tentei cancelar e descobri que se eu cancelasse, todas as minhas milhas bônus seriam canceladas. Tenho que permanecer no mínimo 6 meses! Fica o alerta! TODOS os planos tem fidelização mínima de 6 meses.

    2. O Participante deverá permanecer no Clube durante, no mínimo, 06 (seis) meses. Caso o Participante saia do Clube ou deixe de pagar a mensalidade antes do prazo de 06 (seis) meses, as Milhas Bônus serão estornadas, e caso o Participante tenha a utilizado, a operação realizada será cancelada.

  22. Acabei com meu Saldo Smiles pagando uma emissão que tinha feito (GIG-JFK-GIG em Business) pelo Viaje Fácil por 120.000 milhas (Consegui 3 assentos para a família).

    Apesar de muitos criticarem, acho que a melhor estratégia no Smiles é emitir usando essa ferramenta (e pagando a taxa de reserva) para depois gerar as milhas e pagá-la.

    Agora acabando com o “viaje fácil” não vejo sentido em acumular milhas no Smiles (somente se for para utilizar em voos Gol e olhe lá).

    Parabens pelo blog.

  23. Uma dúvida. Se o Smiles implantou os bilhetes comerciais – e com isso alterou a política de cancelamento entre outras desvantagens – tem ao menos disponibilidade de emissão em todos os dias e voos? Eu fiz uma pesquisa bem rápida e não encontrei voo em classe executiva nas datas que gostaria com a AF.

    Se for para continuar sem disponibilidade de voo eles deveriam TOMAR UMA SURRA por mentir e fazer o cliente de trouxa desse jeito – não foi nada disso que o Smiles noticiou ano passado.

    • Guilherme, acho que é uma estratégia inicial. Imagina o quanto não vai sair uma ida e volta na business da Air France em uma tarifa comercial? Na casa dos 1 milhão de pontos … No dia que isso aparecer nas buscas e algum blog divulgar, vai ser um escândalo.

      • Uma hipótese. Repare que apesar da Smiles fazer a distinção entre “tarifa rewards” e “tarifa comercial” o conceito passado é exatamente o mesmo, a intermediação entre as partes contratantes. Será que “tarifa comercial” não seria apenas um rewards disfarçado e com impossibilidade de devolução das milhas?
        No cálculo eles devem ter levado em conta quantas pessoas cancelam o bilhete R$ 250,00 e quantas milhas são devolvidas… 160.000, por exemplo? Para o Smiles é melhor deixar de receber os R$250 e fazer o cliente morrer com as 160.000 milhas.

  24. OFF-TOPIC:

    Beatriz e demais comentaristas, estou com um problema no acúmulo de milhas voadas pela Azul no Tap Victoria, gostaria da opinião de vocês:

    O regulamento do programa Tap Victoria prevê crédito de milhas de acordo com a classe tarifária dos voos da Azul. Comprei JJD-REC-GRU-POA (voos 5351, 5333 e 4377), mas o voo REC-GRU atrasou e fui reacomodado em um voo da Latam de GRU para POA. Posteriormente, pedi o crédito dos voos nO TAP Victoria e, surpreendentemente, só creditaram o voo GRU-POR. A alegação da TAP foi de que “segundo a Azul, os voos com numeração entre 5300 e 5699 não são elegíveis para acúmulo de pontos”. Entrei em contato com a Azul e disseram que, no Tudo Azul, tais voos acumulariam de acordo com o valor em R$ e que, na empresa parceira, seria de acordo com a classe tarifária. De posse dessa informação, questionei a TAP mais uma vez, e eles continuam sustentando a mesma coisa, dizendo que “as condições aplicáveis para acumulação de milhas são definidas em protocolos estabelecidos entre os programas de passageiro frequente e os respectivos parceiros. Informamos que a própria numeração dos voos restringe a acumulação de milhas. Segundo as regras estabelecidas pela parceira AD, os voos com numeração entre 5300 e 5699 não são elegíveis para acumulação.”

    Segundo a Azul, os voos são classe S (o que, pela tabela do TAP Victoria, geraria 100% das milhas ), mas o trecho que foi creditado (GRU-POA) entrou como Y, 125% das milhas voadas.

    Não é estranho que a Azul diga que as milhas são elegíveis e a TAP sustente que a própria Azul diz que as milhas não são elegíveis? Há algo que eu não esteja captando?

    • Se você quer pontuar no Victoria, são as regras do Victoria é que são aplicadas.
      Não tem como eu, por exemplo, voando LATAM e creditando no AAdvantage, querer aplicar as regras do LATAM Fidelidade ao AAdvantage.

      • Beatriz, no site da Tap, fala que os voos da Azul da classe S (que é o caso dos voos em questão) pontuam 100% das milhas. Há a seguinte observação: “certifique-se que seu nome de viagem corresponde ao registrado em sua Conta Victoria e que o voo e a tarifa são elegíveis para acumular milhas”. A questão é a Tap alega que que a Azul estipulou que os voos com numeração entre 5300 e 5699 não são elegíveis.

        O que me parece estranho, se as alegações da Tap forem verdadeiras, é a Azul estipular que determinados voos sejam qualificáveis para seu próprio programa mas não qualificáveis para outros programas.

          • Tb achei. Vou pedir maiores esclarecimentos, mas estou cada vez mais decepcionado com a TAP. Estou quase desistindo de concentrar pontos na companhia. O problema é a falta de opções, pois os programas de fidelidade estão indo de mal a pior.

  25. Tenho percebido o mesmo desleixo de outros sites em comentar sobre esse assunto.
    Parabéns por se posicionar e nos representar neste assunto.
    Infelizmente, tem sido dificil encontrar vantagens para ficar com o Smiles.

    • Eu não devo nada a nenhuma companhia aérea ou programa de milhas, Diego. Meu sustento vem do meu trabalho como professora e advogada. Sou independente para divulgar o que eu quiser e dar minha opinião sincera.

  26. E as coisas só parecem piorar…
    Ontem emiti RAK/LIS/GRU bilhete pago na TAP, que agora resolveu cobrar uma “taxa de cartão de crédito “! Vcs já tinham visto isso? Salvo engano 1,9% do valor do bilhete…

  27. Este blog, o MMdM e o passagens Top são os únicos que eu confio no sentido de não serem comprados e postarem tópicos extremamente úteis aos que desejam se informar melhor sobre temas afetos à aviação.

    Todos os demais, na minha humilde opinião, postam matérias tendenciosas, uns com mais regularidade, outros esporadicamente.

    Parabéns pela imparcialidade!

    • Filipe.
      Que site é o MMdM ?? eu conheço o MdM (Mestre das Milhas, do Eloy)….
      Fui ver sua dica do site Passagens Top e achei uma postagem de um utilitário para procurar passagens em milhas nas 4 nacionais que é muito bom… ótima dica…

  28. Beatriz, eu não sei se necessariamente eles estão reduzindo propositadamente as rewards para disponibilizarem somente as comerciais. Uma coisa que tem dificultado muito a disponibilidade das rewards é o Viaje Fácil. Esse sim é um exterminador de rewards e, na minha opinião, a pior coisa que o Smiles já inventou nos últimos tempos. Mas, de qualquer forma, realmente as notícias do Smiles têm sido péssimas ultimamente.

  29. Temos que ser mais inteligentes e realistas . É só a gente deixar o Smiles . Já fiz isso , vendi todas minhas milhas e cancelei meus clubes . Não temos que reclamar não , é só agir .

  30. Fiz algumas simulações(ainda estou interessado em tentar ir a Seul resgatando trecho I/V no fim do ano) de FRA/LON em maio e DOH/BKK em abril e tinha alguns trechos via AF/KLM com selo “viaje fácil”, todos em executiva. O que me chamou a atenção é que as disponibilidades da TAP e Alitalia tinham bons preços na econômica, mas não tinham o “selo”. Havia algumas disponibilidades no trecho DOH/BKK até em executiva no 380 a 50K, até com o “selo”. Acho que andaram lendo este post ;-). Eles realmente estão passando por um processo de pioria contínua. Tenho que queimar logo as minhas milhas…

  31. Olá a todos. Realmente esse foi o primeiro blog a discutir o assunto. Procurando os vôos com viaje fácil para detonar o restante de milhas smiles resultante das promoções de 2017. Por sorte espalhei por outras cias como British e TAP. Todas com bônus livelo ou amex.

  32. Boa tarde a todos . A algum tempo venho vendo a revolta de todos com a Smiles e aparentemente eles não estão nem aí com nossa revolta . Mas ……. eu troquei meu modo de pensar e hoje prefiro Multiplus a 0,033 à Smiles a 0,02 . Basta ver que no Smiles e money eles estaõ usando 0,022 . Eles mesmo desvalorizaram suas milhas . Gastei tudo , tinha 4 planos de clubes e hoje nenhum smiles . Foi bom enquanto durou . Parabéns Beatriz !!!! Só vc teve coragem de colocar essa bucha no ar !!!!!

  33. De todas as cias parceiras, parece que a única vantagem mesmo ainda está com Korean, em uma viagem para o Sudeste Asiático. E para o fim do ano. Como tenho outros planos…
    Mas pensava em planejar algo para o ano que vem, de olho na Korean.
    Há passagens com emissão de San Francisco a Manilla, nas Filipinas, por 55 mil milhas a econômica e 110 mil milhas a executiva por todo o trecho. Ou 55 mil milhas mais 1.550 reais na executiva, que seria a minha escolha. Acho fantástica. Porque Filipinas é o novo Black do turismo na região.
    É uma dica. Os voos da Korean estão super valendo.
    Porque mesma a Delta, que emiti uma executiva por 55 mil milhas no fim do ano passado, agora não se acha por menos de 85 mil.

          • Mas.. se a pessoa emitir para 1 pessoa e logo após emitir novamente para mais 1 pessoa e assim até completar todas as pessoas da família… é possível fazer isso, emitindo de 1 em 1…????
            Porque se tentar isso, de 1 em 1 e não conseguir.. tentando isso no mesmo dia, a pessoa pode pedir o cancelamento sem multa..
            Em verdade.. a teor CDC o prazo para atendimento seria de 7 dias… mas o Smiles questiona isso.. mas no mesmo dia, eles cancelam de boa.. (bom… pelo menos aceitavam…).
            Outra solução: tenta descobrir a disponibilidade em outra cia. aérea.. se tiver a quantidade de assentos que vc quer (em tarifas saver no programa da cia.) , liga para o Smiles e pede para emitir…

          • Henry, referente a sua sugestão para conseguir emitir mais de 1 assento quando há restrição no buscador, quais os problemas você identifica que eu posso acabar assumindo com isso?
            Digo, o fato de ser localizadores diferentes, tenho receio de poder ter problemas com o cancelamento de um dos vôos ou alguma outra coisa.
            Você já passou por isso?

          • Diego…
            Eu não entendi muito bem sua pergunta…
            Mas… já por duas vezes, eu cancelei reserva no Smiles que eu tinha emitido no mesmo dia…. nas duas vezes (que foram distintas), as atendentes cancelaram sem maiores problemas (embora, numa delas tive que ouvir a célebre frase “…. em caráter de excepcionalidade…”…
            Noutra vez, o pedido de cancelamento se deu 6 dias da data da emissão e o voo seria 6 meses após…
            A atendente disse que teria que pagar multa.. invoquei o CDC e direito de arrependimento.. ela veio com história de regulamento do Smiles, da ANAC.. falei que era advogado e como tal, disse que uma das primeiras coisas que aprendemos na FND, é a hierarquia dos princípios, leis, etc e que tudo isso está hierarquicamente acima de Smiles e ANAC…ela não quis mesmo assim…
            Na mesma hora, entrei no chat e repeti tudo de novo.. salvei o diálogo.. inclusive com o número de protocolo…
            Abri reclamação no site http://www.consumidor.gov.br, anexei o arquivo do chat.. e informei que se não resolvesse no administrativo, faria via judicial…
            Dias depois recebi telefone e e-mail, cancelando a passagem, devolvendo todas as milhas, se pagar um único centavo de milha…
            Ah… o Regulamento Smiles e Resolução ANAC ???
            Nem perdi meu tempo de olhar…
            Eu sempre uso uma figura extrema como didática de analogia..
            Imagine que eu assino um contrato (pode ser até de adesão), onde, por esse contrato eu me comprometo a dar um tapa na cara de qualquer pessoa que o contratante indique…
            Aí, um dia, este contratante me diz para ir lá em São Bernardo do Campo (ou pode ser em Brasília tb) e que eu dê um tapa na cara de uma certa pessoa…
            Eu até já recebi adiantado pelo “serviço”…
            Só que, antes de fazer esta besteira, eu vejo que isto é um crime, com hipótese de incidência prevista no Código Penal, com a respectiva sanção…
            Falo para o contratante, que mediante o ato ser crime, previsto em lei, que eu não o farei e que estou devolvendo o dinheiro recebido…
            Pense então: poderá o contratante invocar o contrate entre nós para tentar me obrigar a cumprir o ali previsto ???
            Claro que não…. contrato, regulamento , tratativas, não têm prevalência sobre a lei…
            E é justamente aí que entra o CDC e demais leis comerciais do ordenamento jurídico brasileiro para derrubar esses argumentos chulos que ouvimos nos Call Center da vida:
            “… mas está no regulamento… mas a portaria da ANAC… da ANEEL… da ANS… “..
            Tudo isso tem peso até o momento que não colide com um regramento hierarquicamente superior…

          • Obrigado pelo retorno Henry.
            Muito legal saber que eles usaram a portaria da ANAC como justificativa para não cumprir o CDC.
            Em outro momento, tive uma discussão com eles referente a reprogramação de um vôo e o que a portaria indicada como procedimento, e recebi como retorno (tanto da ANAC quando do Smiles), de que por se tratar de programa de fidelidade, não se enquadravam nas portarias da ANAC…
            brincadeira, né?!..rs

  34. Realmente é de ficar indignado, não defendendo o Smiles (que também acho péssimo), mas se for olhar todos os programas de milhas brasileiros deixam a desejar.
    Mas infelizmente temos que fazer uma mescla de todos, e aproveitar as oportunidades que eles oferecem.
    Vou citar que nacional, já emiti Porto Seguro x Natal a 5k milhas azul o trecho. Semana passada emiti Porto Seguro x SDU a 8k o trecho via smiles, e direto encontro Porto Seguro x GRU ou CGH 8k smiles ou 5k multiplus.
    Então cada um tem suas qualidade e seus defeitos, para passagens internacionais eu so consegui emitir Porto Seguro x Bog por 12k o trecho.
    Não sou tão viajado como muitos aqui, mas cada programa temos que buscar as oportunidades, pois todos tem muitos defeitos e poucas vantagens.

  35. Fiz algumas simulações(ainda estou interessado em tentar ir a Seul resgatando trecho I/V no fim do ano) de FRA/LON em maio e DOH/BKK em abril e tinha alguns trechos via AF/KLM com selo “viaje fácil”, todos em executiva. O que me chamou a atenção é que as disponibilidades da TAP e Alitalia tinham bons preços na econômica, mas não tinham o “selo”. Havia algumas disponibilidades no trecho DOH/BKK até em executiva no 380 a 50K, até com o “selo”. Acho que andaram lendo este post ;-). Eles realmente estão passando por um processo de pioria contínua. Tenho que queimar logo as minhas milhas…

  36. De todas as cias parceiras, parece que a única vantagem mesmo ainda está com Korean, em uma viagem para o Sudeste Asiático. E para o fim do ano. Como tenho outros planos…
    Mas pensava em planejar algo para o ano que vem, de olho na Korean.
    Há passagens com emissão de San Francisco a Manilla, nas Filipinas, por 55 mil milhas a econômica e 110 mil milhas a executiva por todo o trecho. Ou 55 mil milhas mais 1.550 reais na executiva, que seria a minha escolha. Acho fantástica. Porque Filipinas é o novo Black do turismo na região.
    É uma dica. Os voos da Korean estão super valendo.
    Porque mesma a Delta, que emiti uma executiva por 55 mil milhas no fim do ano passado, agora não se acha por menos de 85 mil.

          • Mas.. se a pessoa emitir para 1 pessoa e logo após emitir novamente para mais 1 pessoa e assim até completar todas as pessoas da família… é possível fazer isso, emitindo de 1 em 1…????
            Porque se tentar isso, de 1 em 1 e não conseguir.. tentando isso no mesmo dia, a pessoa pode pedir o cancelamento sem multa..
            Em verdade.. a teor CDC o prazo para atendimento seria de 7 dias… mas o Smiles questiona isso.. mas no mesmo dia, eles cancelam de boa.. (bom… pelo menos aceitavam…).
            Outra solução: tenta descobrir a disponibilidade em outra cia. aérea.. se tiver a quantidade de assentos que vc quer (em tarifas saver no programa da cia.) , liga para o Smiles e pede para emitir…

          • Henry, referente a sua sugestão para conseguir emitir mais de 1 assento quando há restrição no buscador, quais os problemas você identifica que eu posso acabar assumindo com isso?
            Digo, o fato de ser localizadores diferentes, tenho receio de poder ter problemas com o cancelamento de um dos vôos ou alguma outra coisa.
            Você já passou por isso?

          • Diego…
            Eu não entendi muito bem sua pergunta…
            Mas… já por duas vezes, eu cancelei reserva no Smiles que eu tinha emitido no mesmo dia…. nas duas vezes (que foram distintas), as atendentes cancelaram sem maiores problemas (embora, numa delas tive que ouvir a célebre frase “…. em caráter de excepcionalidade…”…
            Noutra vez, o pedido de cancelamento se deu 6 dias da data da emissão e o voo seria 6 meses após…
            A atendente disse que teria que pagar multa.. invoquei o CDC e direito de arrependimento.. ela veio com história de regulamento do Smiles, da ANAC.. falei que era advogado e como tal, disse que uma das primeiras coisas que aprendemos na FND, é a hierarquia dos princípios, leis, etc e que tudo isso está hierarquicamente acima de Smiles e ANAC…ela não quis mesmo assim…
            Na mesma hora, entrei no chat e repeti tudo de novo.. salvei o diálogo.. inclusive com o número de protocolo…
            Abri reclamação no site http://www.consumidor.gov.br, anexei o arquivo do chat.. e informei que se não resolvesse no administrativo, faria via judicial…
            Dias depois recebi telefone e e-mail, cancelando a passagem, devolvendo todas as milhas, se pagar um único centavo de milha…
            Ah… o Regulamento Smiles e Resolução ANAC ???
            Nem perdi meu tempo de olhar…
            Eu sempre uso uma figura extrema como didática de analogia..
            Imagine que eu assino um contrato (pode ser até de adesão), onde, por esse contrato eu me comprometo a dar um tapa na cara de qualquer pessoa que o contratante indique…
            Aí, um dia, este contratante me diz para ir lá em São Bernardo do Campo (ou pode ser em Brasília tb) e que eu dê um tapa na cara de uma certa pessoa…
            Eu até já recebi adiantado pelo “serviço”…
            Só que, antes de fazer esta besteira, eu vejo que isto é um crime, com hipótese de incidência prevista no Código Penal, com a respectiva sanção…
            Falo para o contratante, que mediante o ato ser crime, previsto em lei, que eu não o farei e que estou devolvendo o dinheiro recebido…
            Pense então: poderá o contratante invocar o contrate entre nós para tentar me obrigar a cumprir o ali previsto ???
            Claro que não…. contrato, regulamento , tratativas, não têm prevalência sobre a lei…
            E é justamente aí que entra o CDC e demais leis comerciais do ordenamento jurídico brasileiro para derrubar esses argumentos chulos que ouvimos nos Call Center da vida:
            “… mas está no regulamento… mas a portaria da ANAC… da ANEEL… da ANS… “..
            Tudo isso tem peso até o momento que não colide com um regramento hierarquicamente superior…

          • Obrigado pelo retorno Henry.
            Muito legal saber que eles usaram a portaria da ANAC como justificativa para não cumprir o CDC.
            Em outro momento, tive uma discussão com eles referente a reprogramação de um vôo e o que a portaria indicada como procedimento, e recebi como retorno (tanto da ANAC quando do Smiles), de que por se tratar de programa de fidelidade, não se enquadravam nas portarias da ANAC…
            brincadeira, né?!..rs

  37. Prezada Beatriz, bom dia.

    Após a leitura do post, fui pesquisar os únicos trechos que me interessavam e pelo qual tinha um Clube 10.000 ativo: SIN-DOH em Business por 55k o pax (preciso de 02 bilhetes) na Qatar. Ou BKK-DOH em Business ou First igualmente para 02 pax.

    E simplesmente desapareceu a disponibilidade, a qual era sempre disponível.

    Não pensei 2 vezes! Cancelamento IMEDIATO do Clube 10.000.

    E NUNCA MAIS (estou na fase de comprar pontos no Lifemiles ou United) pontuar em programa de quinta categoria, que fica tentando seduzir passageiros mediantes promoco de bonificações gigantes mas, simultaneamente, com aumento desproporcional dos resgates… e como tais programas tem lucro? Muito “jabá” perante vários blogueiros de viagem!!!!

    Enfim, agradeço pelo alerta!

    Eu iria emitir em março… dancei pela mudança repentina… mas, em contrapartida, tive de buscar soluções e, ao pesquisar BKK-GRU no Multiplus (tanto faz retorno de BKK ou SIN), achei Business por 110k voando Turkish (ainda não conheço) com conexão em MAD com Iberia… melhor ainda! Até pq antes iria gastar 55k até DOH e, depois, 100k Multiplus no trecho DOH-GRU… quem perde é o Qatar, já sofrido pela queda do turismo e, agora, pela baixa disponibilidade de assentos para passageiros ficarem uns dias por lá!

    • Daniel…
      Uma dica…
      Verifica a possibilidade de vc ter um cartão Santander, cujo programa de fidelidade permite enviar pontos para o Iberia Plus – IP
      Raríssimas vezes eles deram bônus de envio para o IP.. e quando deu, o máximo que rolou foi de 20%… já tem 2 anos que não rola nada..
      Mas.. a boa notícia é que o IP permite compartilhar os ávios (como eles chamam as milhas por la) com o Executive Club…
      Isso é feito por uma etapa que eles chamam “compartilhar ávios”, onde vc pode transitar seus ávios de um programa para outro sem nenhuma taxa e instantaneamente…
      Só pra vc ter ideia: uma viagem Brasil x EUA pelo EC para os EUA, custa 25kávios (kávios=1.000 ávios), por trecho em econômica..
      Basta que esta passagem esteja disponível em tarifa saver na AA, ou tarifa PROMO na LATAM e em algumas situações que não sei porque, tarifa CLÁSSICO…(agora mesmo, simulei GRU=>MCO, dia 14/03/18, por 25k o trecho, voando pela LATAM e no Multiplus tem este trecho por 41k na tarifa clássico..
      Para Europa, vc tem excelente possibilidade de voar: pode ser pela Bristish, Iberia, Latam…
      Dependendo do período vc pega trecho GRU ou GIG para LHR por apenas 19.5 kávios(tarifa chamada lá de “fora de pico”) o trecho em econômica, na British..
      Pode tb pegar uma executiva pela Iberia (para Madri) por 40k o trecho…
      Trechos internos na Europa, quase todos por 4,5kávios (ou até menos nos períodos “fora de pico”)…
      Único grande inconveniente do Executive Club é quando vc viaja para LHR e não faz ida/volta a partir do Brasil.. aí, eles vão te cobrar uma taxa deles que é uns 280 US$.. mas se vc ficar a ida e volta no mesmo bilhete, saindo do Brasil.. eles não cobram…fora isso o programa é maravilhoso…
      Enfim.. dá uma pesquisada

  38. Fabio bom dia,
    Viajo com bastante frequencia para a Europa de air france/klm e pontuava no smiles.
    Cada dia mais me convenço que estou fasendo besteira.
    Aonde vc acha que devo pontuar?
    Obrigado

    • Luiz Eduardo…
      Embora aqui não seja “Fábio”, a Beatriz tem expertise em emissões e pode te dar excelentes dicas…
      Vc pode começar ajudando-a, informando seu cartões de crédito, estimativa de despesa por cartão, se vc tem saldo em milhas em programas no estrangeiro ou Brasil, e se vc costuma viajar comprando passagens ao invés de só usar milhas…
      Com isso ela pode te ajudar bastante…
      Ah.. o Fábio tb pode… então, sugestão: use as duas fontes de conhecimento e aprendizado…

  39. Já cancelei meu smiles infinite que tinha acabado de receber do banco do brasil e coloquei um cartao que ja cancelei pra pagamento da mensalidade do clube smiles, ja que ouvi relatos do pessoal passar horas no telefone pra conseguir cancelar. Tentei via chat hoje e o chat nao me deixa falar com nenhum atendente. Boa sorte smiles pra me cobrar!

  40. Prezada Beatriz, bom dia.

    Após a leitura do post, fui pesquisar os únicos trechos que me interessavam e pelo qual tinha um Clube 10.000 ativo: SIN-DOH em Business por 55k o pax (preciso de 02 bilhetes) na Qatar. Ou BKK-DOH em Business ou First igualmente para 02 pax.

    E simplesmente desapareceu a disponibilidade, a qual era sempre disponível.

    Não pensei 2 vezes! Cancelamento IMEDIATO do Clube 10.000.

    E NUNCA MAIS (estou na fase de comprar pontos no Lifemiles ou United) pontuar em programa de quinta categoria, que fica tentando seduzir passageiros mediantes promoco de bonificações gigantes mas, simultaneamente, com aumento desproporcional dos resgates… e como tais programas tem lucro? Muito “jabá” perante vários blogueiros de viagem!!!!

    Enfim, agradeço pelo alerta!

    Eu iria emitir em março… dancei pela mudança repentina… mas, em contrapartida, tive de buscar soluções e, ao pesquisar BKK-GRU no Multiplus (tanto faz retorno de BKK ou SIN), achei Business por 110k voando Turkish (ainda não conheço) com conexão em MAD com Iberia… melhor ainda! Até pq antes iria gastar 55k até DOH e, depois, 100k Multiplus no trecho DOH-GRU… quem perde é o Qatar, já sofrido pela queda do turismo e, agora, pela baixa disponibilidade de assentos para passageiros ficarem uns dias por lá!

    • Daniel…
      Uma dica…
      Verifica a possibilidade de vc ter um cartão Santander, cujo programa de fidelidade permite enviar pontos para o Iberia Plus – IP
      Raríssimas vezes eles deram bônus de envio para o IP.. e quando deu, o máximo que rolou foi de 20%… já tem 2 anos que não rola nada..
      Mas.. a boa notícia é que o IP permite compartilhar os ávios (como eles chamam as milhas por la) com o Executive Club…
      Isso é feito por uma etapa que eles chamam “compartilhar ávios”, onde vc pode transitar seus ávios de um programa para outro sem nenhuma taxa e instantaneamente…
      Só pra vc ter ideia: uma viagem Brasil x EUA pelo EC para os EUA, custa 25kávios (kávios=1.000 ávios), por trecho em econômica..
      Basta que esta passagem esteja disponível em tarifa saver na AA, ou tarifa PROMO na LATAM e em algumas situações que não sei porque, tarifa CLÁSSICO…(agora mesmo, simulei GRU=>MCO, dia 14/03/18, por 25k o trecho, voando pela LATAM e no Multiplus tem este trecho por 41k na tarifa clássico..
      Para Europa, vc tem excelente possibilidade de voar: pode ser pela Bristish, Iberia, Latam…
      Dependendo do período vc pega trecho GRU ou GIG para LHR por apenas 19.5 kávios(tarifa chamada lá de “fora de pico”) o trecho em econômica, na British..
      Pode tb pegar uma executiva pela Iberia (para Madri) por 40k o trecho…
      Trechos internos na Europa, quase todos por 4,5kávios (ou até menos nos períodos “fora de pico”)…
      Único grande inconveniente do Executive Club é quando vc viaja para LHR e não faz ida/volta a partir do Brasil.. aí, eles vão te cobrar uma taxa deles que é uns 280 US$.. mas se vc ficar a ida e volta no mesmo bilhete, saindo do Brasil.. eles não cobram…fora isso o programa é maravilhoso…
      Enfim.. dá uma pesquisada

  41. Fabio bom dia,
    Viajo com bastante frequencia para a Europa de air france/klm e pontuava no smiles.
    Cada dia mais me convenço que estou fasendo besteira.
    Aonde vc acha que devo pontuar?
    Obrigado

    • Luiz Eduardo…
      Embora aqui não seja “Fábio”, a Beatriz tem expertise em emissões e pode te dar excelentes dicas…
      Vc pode começar ajudando-a, informando seu cartões de crédito, estimativa de despesa por cartão, se vc tem saldo em milhas em programas no estrangeiro ou Brasil, e se vc costuma viajar comprando passagens ao invés de só usar milhas…
      Com isso ela pode te ajudar bastante…
      Ah.. o Fábio tb pode… então, sugestão: use as duas fontes de conhecimento e aprendizado…

  42. Já cancelei meu smiles infinite que tinha acabado de receber do banco do brasil e coloquei um cartao que ja cancelei pra pagamento da mensalidade do clube smiles, ja que ouvi relatos do pessoal passar horas no telefone pra conseguir cancelar. Tentei via chat hoje e o chat nao me deixa falar com nenhum atendente. Boa sorte smiles pra me cobrar!

  43. Tem uma coisa muito surreal nas disponibilidades da Korean Air. Por exemplo, há várias datas disponíveis para voar na Business, no voo KE901, que vai de Seul para CDG em um A380. Como os colegas já relataram, o Smiles jamais mostra disponibilidade de assento na Executiva para 2 ou mais passageiros, mas para 1 pax ele mostra. Aí fui fazer o tira-teima no site da Delta, simulando uma emissão Skyteam. E aí o que acontece? Exatamente a mesma coisa. Mas o detalhe é que a Classe Executiva desse voo tem 94 assentos!!!! 94, meu povo! Não é POSSÍVEL que num avião desse tamanho, com uma executiva gigantesca, só se disponibilize 1 mísero assento reward para toda a aliança! Alguém já consegui fazer emissões individuais para mais de 1 passageiro num mesmo voo?

  44. Tem uma coisa muito surreal nas disponibilidades da Korean Air. Por exemplo, há várias datas disponíveis para voar na Business, no voo KE901, que vai de Seul para CDG em um A380. Como os colegas já relataram, o Smiles jamais mostra disponibilidade de assento na Executiva para 2 ou mais passageiros, mas para 1 pax ele mostra. Aí fui fazer o tira-teima no site da Delta, simulando uma emissão Skyteam. E aí o que acontece? Exatamente a mesma coisa. Mas o detalhe é que a Classe Executiva desse voo tem 94 assentos!!!! 94, meu povo! Não é POSSÍVEL que num avião desse tamanho, com uma executiva gigantesca, só se disponibilize 1 mísero assento reward para toda a aliança! Alguém já consegui fazer emissões individuais para mais de 1 passageiro num mesmo voo?

  45. Magnus,,,, uma vez passei horas para emitir 2 passagens entre seul e bangkoc e não consegui . Usei varias artimanhas com Incheon e Gimpo e só tive o trabalho de ligar varias vezes na Smiles para ir cancelando até que resolvi pegar uma passagem no Smiles e comprar a outra em cash no mesmo voo .

  46. No mesmo dia vc consegue cancelar emissão de parceiros da Smiles sem custo …. bem ,,, conseguia né !!!!
    Hoje em dia como a Smiles está faminta ( pior que meu banco ) , já não sei se fazem isso .

  47. Com as vênias de praxe, vou colar abaixo um comentário que fiz no site do Mestre das Milhas, sobre um comentário de outro leitor que atribuiu os problemas do Smiles como decorrência de má administração.
    “……
    Roberto….
    Não é SÓ questão de má administração não…
    É questão de falta de honestidade dos gestores TAMBÉM… desde 2013 estão enganando os consumidores…
    E acredito que isto seja decorrência de ordens superiores… porque a grana do Smiles sempre foi canalizada para tampar financiar a Gol e tapar os buracos dos prejuízos…
    Eles inventaram um “BNDES com recursos privados”, só que esse banco particular consegue a façanha de ser mais bonzinho que o BNDES com recursos públicos…
    No BNDES público, vc pega R$ 1 bilhão emprestado e começa a pagar 3 anos depois com juros de pai pra filho.. mas, pegou R$ 1 bilhão, vai ter que devolver mais que isso…
    Já no BNDES particular/Smiles, vc pega R$ 1 bilhão emprestado, paga quando quiser e mais, vc pode desvalorizar a moeda com a qual vc iria pagar sua dívida, pois a moeda do banco é milha e você estipula o valor que quiser para essa milha…
    Quando vc pega emprestado R$ 1.000,00 correspondente a duas passagens Rio x São Paulo, cada uma naquele momento correspondendo a 3.000 milhas, vc tem que, se manter a tabela de resgates, quando forem resgatadas 6.000 milhas, elas vão corresponder a 2 passagens Rio x São São Paulo..
    Mas.. como vc controla a tabela de resgates, meses depois vc passa a pedir 6.000 milhas por uma passagem Rio x São Paulo..
    Aí, quando forem resgatar as 6.000 milhas, o Smiles só vai precisar comprar 1 passagem na Gol.. idem com a tabela das parceiras..
    Percebeu como a Gol pega R$ 1 bilhão e só precisa pagar R$ 500 milhões, quer dizer, R$ 250 milhões, quer dizer R$ 125 milhões ???
    Isso não é má administração… o nome é outro…
    ….”

  48. Magnus,,,, uma vez passei horas para emitir 2 passagens entre seul e bangkoc e não consegui . Usei varias artimanhas com Incheon e Gimpo e só tive o trabalho de ligar varias vezes na Smiles para ir cancelando até que resolvi pegar uma passagem no Smiles e comprar a outra em cash no mesmo voo .

  49. No mesmo dia vc consegue cancelar emissão de parceiros da Smiles sem custo …. bem ,,, conseguia né !!!!
    Hoje em dia como a Smiles está faminta ( pior que meu banco ) , já não sei se fazem isso .

  50. Com as vênias de praxe, vou colar abaixo um comentário que fiz no site do Mestre das Milhas, sobre um comentário de outro leitor que atribuiu os problemas do Smiles como decorrência de má administração.
    “……
    Roberto….
    Não é SÓ questão de má administração não…
    É questão de falta de honestidade dos gestores TAMBÉM… desde 2013 estão enganando os consumidores…
    E acredito que isto seja decorrência de ordens superiores… porque a grana do Smiles sempre foi canalizada para tampar financiar a Gol e tapar os buracos dos prejuízos…
    Eles inventaram um “BNDES com recursos privados”, só que esse banco particular consegue a façanha de ser mais bonzinho que o BNDES com recursos públicos…
    No BNDES público, vc pega R$ 1 bilhão emprestado e começa a pagar 3 anos depois com juros de pai pra filho.. mas, pegou R$ 1 bilhão, vai ter que devolver mais que isso…
    Já no BNDES particular/Smiles, vc pega R$ 1 bilhão emprestado, paga quando quiser e mais, vc pode desvalorizar a moeda com a qual vc iria pagar sua dívida, pois a moeda do banco é milha e você estipula o valor que quiser para essa milha…
    Quando vc pega emprestado R$ 1.000,00 correspondente a duas passagens Rio x São Paulo, cada uma naquele momento correspondendo a 3.000 milhas, vc tem que, se manter a tabela de resgates, quando forem resgatadas 6.000 milhas, elas vão corresponder a 2 passagens Rio x São São Paulo..
    Mas.. como vc controla a tabela de resgates, meses depois vc passa a pedir 6.000 milhas por uma passagem Rio x São Paulo..
    Aí, quando forem resgatar as 6.000 milhas, o Smiles só vai precisar comprar 1 passagem na Gol.. idem com a tabela das parceiras..
    Percebeu como a Gol pega R$ 1 bilhão e só precisa pagar R$ 500 milhões, quer dizer, R$ 250 milhões, quer dizer R$ 125 milhões ???
    Isso não é má administração… o nome é outro…
    ….”

  51. Olá Beatriz, adorei seu Blog! me tira uma duvida: acabei de comprar GRU – MIL só ida pela ALITALIA, pra minha esposa, e ia comprar FOR-MIL pra mim, verifiquei tudo antes, ( tinha os dois trechos disponíveis ) quando comprei a primeira, a de FOR não tinha mais disponível, a viagem é para agosto e queria ir no mesmo voo (ALITALIA) que minha esposa, vc acha que daqui pra la eles incluem esse mesmo voo, será estratégia do Smiles? OBRIGADO

    • Kleber, to achando que a ALITALIA não está disponibilizando mais de um assento por vôo.
      Tenho pesquisa à bastante tempo, mas eles só permitem continuar a compra para 1 passageiro.
      Minha sugestão, para que você não corra risco, cancele a compra dentro de 24h.
      O Smile permite isso (baseado na portaria 400 da ANAC) sem que haja qualquer custo ou prejuizo.
      Vamos nos falando, também estou pesquisando uma passagem com vôo pela ALITALIA, caso perceba alguma mudança, te comunico também.

  52. Olá Beatriz, adorei seu Blog! me tira uma duvida: acabei de comprar GRU – MIL só ida pela ALITALIA, pra minha esposa, e ia comprar FOR-MIL pra mim, verifiquei tudo antes, ( tinha os dois trechos disponíveis ) quando comprei a primeira, a de FOR não tinha mais disponível, a viagem é para agosto e queria ir no mesmo voo (ALITALIA) que minha esposa, vc acha que daqui pra la eles incluem esse mesmo voo, será estratégia do Smiles? OBRIGADO

    • Kleber, to achando que a ALITALIA não está disponibilizando mais de um assento por vôo.
      Tenho pesquisa à bastante tempo, mas eles só permitem continuar a compra para 1 passageiro.
      Minha sugestão, para que você não corra risco, cancele a compra dentro de 24h.
      O Smile permite isso (baseado na portaria 400 da ANAC) sem que haja qualquer custo ou prejuizo.
      Vamos nos falando, também estou pesquisando uma passagem com vôo pela ALITALIA, caso perceba alguma mudança, te comunico também.

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