q6prmv.md.png
segunda-feira, junho 21, 2021
q6prmv.md.png
InícioAvaliaçõesSWISS Business Class São Paulo - Zurich no B777-300ER

SWISS Business Class São Paulo – Zurich no B777-300ER

A primeira perna da viagem de Carnaval foi na business class da SWISS entre São Paulo e Zurich. Emiti essa passagem via TAP Victoria por 120.000 milhas (ida e volta) em outubro de 2017, portanto 4 meses antes do embarque.

O VOO

O voo teve a duração de 10h22mins e saiu de Guarulhos às 20:20 hrs, chegando em Zurich aproximadamente às 10 da manhã do dia seguinte. O voo estava lotado, diga-se de passagem, e foi tranquilo, com alguma turbulência no Atlântico perto da linha do Equador, o que é bem comum.

LX Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

CABINE DO B777-300ER DA SWISS

A SWISS tem duas cabines na classe executiva do seu B77W. Uma menor, logo atrás da First, com apenas 10 assentos e outra maior, com 52 assentos.

LX Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

A configuração é bem peculiar – alterna as  fileiras em 1-2-2 e 2-2-1. Esses assentos individuais, que expliquei em outro post (clique aqui para ler), são chamados de thrones e ficam sempre nas laterais da aeronave.

LX Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Eu achei a cabine muito bonita – assentos grafite com os consoles creme e branco, com acabamento em madeira clara.

LX Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Há um aspecto muito importante a ser considerado sobre a configuração para vocês estarem bem informados na hora de marcar os assentos.

Em primeiro lugar, os assentos lado a lado na lateral são aqueles que têm menos espaço para guardar as coisas durante a viagem. Aliás, a bem da verdade, para quem senta no corredor há apenas o console central compartilhado e mais nada.

LX Business Class ZRH – GRU B77W fev 2018

Quanto aos assentos centrais, há dois tipos: um com maior privacidade e outro com menos privacidade (e espaço).

Na foto abaixo, dá para ver que o passageiro da direita tem um console só para ele – além do central compartilhado – e há uma proteção na lateral que confere privacidade durante o voo.

LX Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Já o outro passageiro fica completamente exposto, além de ter menos lugar para guardar seus pertences durante o voo.

LX Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Geralmente, a SWISS só disponibiliza esses assentos menos privativos para marcação antecipada pelos passageiros que não têm status no seu programa de milhas, o Miles & More. Para identificar a exata localização desses assentos, o Seat Guru é o lugar mais adequado para isso.

Vejam que na fileira 4, por exemplo, o assento central mais privativo é o G (o console fica na lateral), enquanto que o D não tem o tal console.

Espero que a explicação tenha ficado clara. Qualquer coisa, é só perguntar!

O ASSENTO

Eu tive a sorte de conseguir um throne – assento isolado – ligando para o call center em torno de 48 horas antes do embarque. Ele é, sem dúvida alguma, o melhor assento da classe executiva em termos de privacidade e espaço.

Há dois consoles laterais com muito espaço para guardar tudo que você precisa durante o voo.

LX Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

LX Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Na parte superior do assento, há um espaço que cabe um computador, revistas, etc.

LX Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Do outro lado, há uma espécie de gaveta com muito espaço também.

LX Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Além disso, na parte inferior, também na lateral, há um 2 compartimentos – um superior e um inferior.  Na parte inferior, eu guardei o meu sapato.

LX Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

LX Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Em termos de espaço para alocar seus pertences, acho que é o melhor assento que conheço.

A tela de entretenimento tem um bom tamanho e é touch screen. Fiquei bem impressionada com a variedade de filmes e séries que a SWISS oferece.

LX Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Abaixo da tela, há um outro espaço para guardar coisas:

LX Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Na lateral externa do assento, há a luz individual de leitura, a tomada do headphone e uma correia onde você pode pendurá-lo. Há também um porta garrafa d’água.

LX Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Nessa mesma lateral fica o controle remoto do IFE e os controles do assento.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

A mesa fica embutida nesse compartimento e basta apertar o botão para soltá-la.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

A mesa fica desalinhada com o IFE, mas nada que incomode.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

A grande desvantagem desse assento – e dos demais – é que ele é bastante estreito para deitar. Ele restringe muito a movimentação dos pés e das pernas. Eu tenho 1.70m e fiquei meio que “entalada” na hora de dormir.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

O assento também conta com uma tomada elétrica e uma porta USB.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

O AMENITY KIT E OUTROS PRODUTOS OFERECIDOS A BORDO

Eu tinha postado no início do mês sobre os novos amenity kits que a Victorinox fez para a SWISS (clique aqui para ler) e tinha ficado muito empolgada com a latinha – vou usar para guardar canetas, lapiseiras e marca-textos (coisas de professora). E para a minha felicidade era justamente ela que estava me esperando!

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

O conteúdo, entretanto, é bem básico: uma meia anti-derrapante, uma máscara de olhos, tapa ouvidos, pasta e escova de dentes e um protetor labial.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Os fones de ouvido são genéricos, mas noise-cancelling.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

A manta também deixou a desejar: o tecido era bem áspero, apesar de a parte interna ter forro de algodão.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

O SERVIÇO DE BORDO DA SWISS

Eu fiquei sentada na 14A, já mais para o final da cabine.  O menu da noite era o seguinte:

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Ainda em terra, foram oferecidos espumante, água e suco de laranja. Eu fiquei na água, mesmo.

O serviço de bordo da SWISS não é dos mais rápidos – o que, para mim, é bom, porque dá tempo de aproveitar o jantar sem pressa assistindo a um bom filme. Cerca de uns 40 minutos após a decolagem, os comissários passaram oferecendo toalhas aquecidas, um drink e nuts.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Durante o serviço, eles passaram diversas vezes oferecendo bebidas. Na SWISS, a entrada é servida antes do prato principal, o que eu aprecio bastante. Nesse voo, a entrada era um atum defumado que estava com boa aparência – não curto peixes defumados, só salmão – salada de batata, uma salada verde e queijos. A salada de batata e os queijos estavam muito bons. Já a salada verde estava bem sem graça.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Levou cerca de 20 minutos para os comissários passarem de novo com o prato principal. Eu escolhi o filet mignon, que estava muito bom. O molho estava especialmente saboroso. Mas a batata rosti, de rosti não tem nada, vamos combinar.  É até um insulto aos suíços chamar esse acompanhamento de batata rosti.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Não comi sobremesa – era um pudim de caramelo – e depois do jantar, os comissários ofereceram chocolates Lindt que, com tristeza, recusei … mas, c’est la vie …

O serviço do jantar acabou com umas duas horas de voo.

O sistema do café da manhã é um pouco diferente daquele do jantar. Eles passam com o carrinho de bebidas e com o carrinho de comidas e o passageiro escolhe na hora o que quer comer, e eles servem no prato.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Eu pedi um exagero de comida: bircher müesli, salada de frutas, pão, e omelete com … batata rosti! rssss Outro insulto! rsssss Estava tudo  razoável, nada demais.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

CONCLUSÃO

Eu gostei bastante do voo em geral. A SWISS não é uma JAL ou uma Qatar, mas o produto que ela oferece é bastante razoável.

Em termos de hard product, o grande destaque é o throne, com a sua privacidade e quantidade de compartimentos para guardar as coisa – é diferenciado mesmo. O único senão é o afunilamento do assento nas pernas.

Já o soft product não é excepcional, mas os comissários atendem os passageiros com eficiência e profissionalismo – sem rapapés, é bem verdade. A comida estava boa e as bebidas poderiam ser melhores, mas também não foram de se lamentar. O amenity kit – para mim – é bem bacana, apesar do conteúdo básico.

Acho que foi um bom emprego das minhas milhas Victoria (120.000 ida e volta; 60.000 o trecho).

E vocês, voaram com a SWISS recentemente no B77W? Gostaram?

 

 

 

RELATED ARTICLES

40 COMENTÁRIOS

  1. Beatriz, bom dia! Estou para experimentar essa maravilha em Julho com minha esposa. Também usei milhas Victoria no resgate…
    Não sei se você chegou a visitar a cabine business mais privativa, de duas fileiras… Pelo fato de ser menor e criar uma clima mais intimista (penso eu), reservei os assentos 5A e 5B. Havia visto no Seat Guru que o incoveniente destes assentos é apenas a janela desalinhada com o assento, em que nada nos incomoda. Você teria uma opinião sobre esses assentos?
    Outra dúvida. Pelo fato dos assentos de dois lugares antecederem o assento trono, teoricamente o espaço para os pés seria maior, ou impressão minha?

    • Oi Marcos, os assentos 5A e 5B têm o inconveniente de ficarem grudados na galley, com muito barulho antes, durante e imediatamente depois das refeições. Mas são mais intimistas, mesmo. Aí você e sua esposa devem avaliar o que é mais importante para vocês. Mas, como eu falei no post, os assentos lado a lado junto à janela são os que oferecem menos espaço para guardar os pertences à mão durante o voo.
      Quanto ao espaço para os pés, é a mesma coisa em todos os assentos.
      Aproveite bastante o seu voo!

      • Beatriz, obrigado pelas considerações! Eu tentei reservar os assentos D e G, da fileira 4, porém estão bloqueados para os passageiros elite. Mais próximo do embarque, vou tentar mudar pra eles, seguindo sua dica pro assentos trono…

  2. Que coincidência, reservei ontem minha passagem para voar em agosto com a Swiss. GRU-ZRH-AMS, depois AMS-VIE e na volta FLR-ZRH-GRU.

    Só não consegui emitir o trecho VIE-FLR que vou ter que ver por conta, mas achei muito bom conseguir emitir todos esses trechos na executiva com os 120k pontos TAP.

    Torrar logo os pontos da TAP antes que resolvam mudar a tabela da star alliance também.

  3. Beatriz, bom dia! Estou para experimentar essa maravilha em Julho com minha esposa. Também usei milhas Victoria no resgate…
    Não sei se você chegou a visitar a cabine business mais privativa, de duas fileiras… Pelo fato de ser menor e criar uma clima mais intimista (penso eu), reservei os assentos 5A e 5B. Havia visto no Seat Guru que o incoveniente destes assentos é apenas a janela desalinhada com o assento, em que nada nos incomoda. Você teria uma opinião sobre esses assentos?
    Outra dúvida. Pelo fato dos assentos de dois lugares antecederem o assento trono, teoricamente o espaço para os pés seria maior, ou impressão minha?

    • Oi Marcos, os assentos 5A e 5B têm o inconveniente de ficarem grudados na galley, com muito barulho antes, durante e imediatamente depois das refeições. Mas são mais intimistas, mesmo. Aí você e sua esposa devem avaliar o que é mais importante para vocês. Mas, como eu falei no post, os assentos lado a lado junto à janela são os que oferecem menos espaço para guardar os pertences à mão durante o voo.
      Quanto ao espaço para os pés, é a mesma coisa em todos os assentos.
      Aproveite bastante o seu voo!

      • Beatriz, obrigado pelas considerações! Eu tentei reservar os assentos D e G, da fileira 4, porém estão bloqueados para os passageiros elite. Mais próximo do embarque, vou tentar mudar pra eles, seguindo sua dica pro assentos trono…

  4. Que coincidência, reservei ontem minha passagem para voar em agosto com a Swiss. GRU-ZRH-AMS, depois AMS-VIE e na volta FLR-ZRH-GRU.

    Só não consegui emitir o trecho VIE-FLR que vou ter que ver por conta, mas achei muito bom conseguir emitir todos esses trechos na executiva com os 120k pontos TAP.

    Torrar logo os pontos da TAP antes que resolvam mudar a tabela da star alliance também.

  5. Olá Beatriz.
    Venho acompanhando seu site há uns 3 meses e estou aprendendo bastante. Parabéns!
    Bem interessante o relato.
    Tenho uma dúvida, emitindo a passagem com milhas Victoria na Swiss, é possível o stopover?

  6. Prezada Beatriz,

    Você foi felizarda com um duplo upgrade: primeiramente de aeronave (pois em outubro viajei na Business do A340, cujo terminal de entretenimento data de Santos Dumont); e do amenity kit, vez que nos últimos 02 anos so ganhei sacos vermelhos sem utilidade alguma.

    E o serviço só tenho a elogiar… bem atenciosos os comissários, os quais, nos 02 voos que peguei, tanto em 2016 quanto 2017 garantiram excelentes voos.

  7. Olá Beatriz.
    Venho acompanhando seu site há uns 3 meses e estou aprendendo bastante. Parabéns!
    Bem interessante o relato.
    Tenho uma dúvida, emitindo a passagem com milhas Victoria na Swiss, é possível o stopover?

  8. Prezada Beatriz,

    Você foi felizarda com um duplo upgrade: primeiramente de aeronave (pois em outubro viajei na Business do A340, cujo terminal de entretenimento data de Santos Dumont); e do amenity kit, vez que nos últimos 02 anos so ganhei sacos vermelhos sem utilidade alguma.

    E o serviço só tenho a elogiar… bem atenciosos os comissários, os quais, nos 02 voos que peguei, tanto em 2016 quanto 2017 garantiram excelentes voos.

  9. Olá Beatriz, parabéns pelo post
    Eu fiz uma reserva pelo Victoria para voar em abril, porém não recebi nenhum localizar para ver a reserva no site da Swiss, só consigo visualizar no Victoria. Como faço para conseguir um localizador da Swiss? O retorno será de Turkish e também não tenho localizador

  10. Olá Beatriz, parabéns pelo post
    Eu fiz uma reserva pelo Victoria para voar em abril, porém não recebi nenhum localizar para ver a reserva no site da Swiss, só consigo visualizar no Victoria. Como faço para conseguir um localizador da Swiss? O retorno será de Turkish e também não tenho localizador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular

Recent Comments

Viajante Pobretão Jr. on Tóquio estuda novo estado de emergência
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Felipe Oliveira Silva on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
disqus_OagBp1mexo on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Emanuel Soares on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Beatriz Roland on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
Adalberto Moscal on O Santander não se emenda …
Robson Pereira on O Santander não se emenda …
lissandro dauer on O Santander não se emenda …
Mário Sérgio Oliveira on O Santander não se emenda …
ronald william on O Santander não se emenda …
Evandro Sperandio on O Santander não se emenda …
Thiago Soares Correia on O Santander não se emenda …
Gilberto Carmona on O Santander não se emenda …
Henrique P. P. on O Santander não se emenda …
Cinthia Rangel on O Santander não se emenda …
Raimundo Almeida Júnior on A Avianca é a nova parceira Smiles?
luiz paulo alencar on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Afonso De Oliveira Barros on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Quero Viajar na Faixa on As Viagens Inusitadas da Minha Vida
Raimundo Almeida Júnior on Accor amplia o portfólio de hotéis do grupo
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: Viaje Fácil com 75% de desconto
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Guilherme Marchese on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Deyvisson F. R. Almeida on Como a COVID-19 afetou suas viagens?
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Raimundo Almeida Júnior on Qatar Airways sem primeira classe até 2021
Marry manuelli paes de farias on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Vanessa de Carvalho Dias on Como a pandemia afetou minhas viagens
Deyvisson F. R. Almeida on Como a pandemia afetou minhas viagens
Paulo André Metchko on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Tiago Luiz Martins S Costa on Reserva Cool orienta clientes a pedir chargeback
Luiz Henrique Moraes Barros Ca on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leonardo Tito Preza Figueiró on Problemas com os cartões Santander AAdvantage
Leandro Esteves on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Ronaldo Azevedo on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodrigo Guimaraes on E agora, clientes LATAM Pass?
Luis Ghivelder on E agora, clientes LATAM Pass?
Rodolfo França on E agora, clientes LATAM Pass?
André Ferreira on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Gustavo Botelho on E agora, clientes LATAM Pass?
Beatriz Roland on E agora, clientes LATAM Pass?
Renan Augusto Arboleda on E agora, clientes LATAM Pass?
Raimundo Almeida Júnior on Smiles: 70% de desconto na compra de milhas
Denilson Vargas Lima Junior on Os recentes erros de pesquisa no site do Smiles
Thiago Soares Correia on LATAM Pass atualiza o seu programa
Mauricio Laukenickas on LATAM Pass atualiza o seu programa
Leonardo Tito Preza Figueiró on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antagonista Caratinguense on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Renan Augusto Arboleda on Itaucard Pão de Açúcar Platinum
Antonio Carlos Oliveira Junior on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Renan Augusto Arboleda on GOL: um voo diferente na ponte aérea
Eduardo Caldeira Meira on GOL: um voo diferente na ponte aérea